Outros dois animais foram socorridos em estado grave; caso ocorreu na manhã deste sábado (22) no bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital
Ao menos 10 gatos foram encontrados mortos em um abrigo de animais em Belo Horizonte, na manhã deste sábado (22). A Associação Brigada dos Animais Sem Teto (BastAdotar) suspeita de envenenamento. Outros dois felinos foram resgatados com vida, mas seguem internados em estado grave. O caso aconteceu no bairro Carlos Prates, na região Noroeste da capital mineira.
Silvana Cozer, voluntária da ONG, chegou ao local por volta das 8h30 para preparar os animais para um evento de adoção e se deparou com a cena trágica.
“Quando cheguei, passei pelo gatil positivo e brinquei com os gatos. Ao entrar na casa, ouvi um barulho no gatil externo e vi um gato trôpego, com sinais evidentes de intoxicação. Corri para pegá-lo, mas ele estava em sofrimento extremo. Em menos de 10 minutos, morreu nos meus braços”, relatou Silvana.
Após encontrar o primeiro gato sem vida, a voluntária descobriu outros três animais mortos com os mesmos sinais. Ao todo, 10 gatos foram encontrados sem vida. A equipe da ONG encaminhou dois felinos que ainda apresentavam sinais vitais para atendimento veterinário emergencial.
A suspeita de envenenamento foi reforçada após uma veterinária da organização examinar um dos corpos. “Abrimos um dos animais e encontramos chumbinho misturado com patê. Estamos desesperados e preocupados com a segurança dos outros animais”, disse Silvana, emocionada.
O caso deve ser investigado pelas autoridades, e a ONG pede apoio para identificar os responsáveis pelo crime. Maus-tratos contra animais são considerados crime ambiental e podem resultar em pena de reclusão e multa.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Rádio itatiaia