Acordo assinado com a Ebserh permitirá avanços no atendimento de média e alta complexidade para a região sudeste do estado
Goiás dá mais um passo para o fortalecimento e a regionalização da saúde. Foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e o município. A previsão é que a unidade esteja em pleno funcionamento no segundo semestre deste ano, beneficiando não apenas Catalão, mas toda a região.
A partir do acordo, a Ebserh assume a gestão do hospital, viabilizando o início dos processos para a aquisição de equipamentos e a contratação de profissionais de saúde. O vice-governador Daniel Vilela ressaltou a importância da unidade para a população e a concretização de um compromisso do governo estadual. “Esse é um hospital que fará parte da nossa rede estadual de regulação, sendo mais um passo significativo na interiorização da saúde”, disse. Ele ainda apontou que a concretização do hospital é um reflexo da responsabilidade fiscal do Governo de Goiás. “Este governo tem compromisso com o dinheiro público e tem o bem-estar da população como prioridade”, frisou.
A cooperação técnica foi formalizada em um evento realizado nesta terça-feira (25/02), que também contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do ministro da Educação, Camilo Santana, de representantes do governo federal, além de deputados federais e estaduais. “Esse hospital é a realização de um sonho. No segundo semestre já queremos colocá-lo em funcionamento”, afirmou o ministro em seu pronunciamento, ao destacar que a unidade também terá a função de ensino, formando novos profissionais da saúde.
Com 150 leitos de internação clínica e cirúrgica – incluindo 20 UTIs adulto e 25 neonatal –, o hospital contará também com ambulatório, centro cirúrgico e serviços de oncologia, como quimioterapia. A unidade ainda oferecerá leitos para tratamento de queimaduras, além de enfermarias para urgência e emergência pediátrica.
O prefeito de Catalão, Velomar Rios, também celebrou a concretização do hospital e afirmou que a cidade vive um momento “ímpar”. “Essa unidade de saúde trará uma redenção na média e alta complexidade, atendendo toda a região. É um hospital moderno e que fará a diferença na vida da população”, disse. O ex-prefeito Adib Elias, idealizador do hospital, apontou que o Brasil precisa de médicos e que a unidade será uma excelente escola. “Nosso hospital está aqui, moderno em arquitetura e, assim, será também em seus equipamentos e na formação de profissionais”, afirmou Adib Elias.
Hospital Universitário de Catalão – Foto: André Costa
Por: Redação
Foto: André Costa