Pontífice de 88 anos enfrenta pneumonia bilateral e recebe apoio de fiéis em orações
O papa Francisco, de 88 anos, segue hospitalizado no Vaticano, mas teve uma noite estável, conforme informou o boletim médico divulgado nesta terça-feira (25). O pontífice foi internado no último dia 14 de fevereiro devido a uma bronquite, que evoluiu para pneumonia bilateral, afetando ambos os pulmões.
Na segunda-feira (24), os médicos registraram uma leve melhora no quadro clínico do papa. Ele não apresentou crises respiratórias, a oxigenoterapia foi reduzida e os exames apontaram evolução positiva. Apesar de uma leve insuficiência renal, o Vaticano afirmou que o quadro não é alarmante.
Mesmo debilitado, Francisco retomou parte de sua rotina e entrou em contato com fiéis, incluindo uma ligação para a paróquia de Gaza. Em solidariedade ao líder da Igreja Católica, cardeais e fiéis se reuniram na Praça São Pedro, em Roma, para uma oração especial conduzida pelo cardeal Pietro Parolin. A celebração foi transmitida ao vivo pelo Vatican News.
Francisco tem um histórico de complicações de saúde. Ainda jovem, passou por uma cirurgia pulmonar, além de sofrer com dores no joelho e quadril nos últimos anos. Em 2023, precisou ser hospitalizado por conta de uma bronquite, mas se recuperou com o uso de antibióticos.
Ver esta publicação no Instagram
Por: Tatiane Braz
Foto: Reprodução/Yara Nardi/Reuters