Cidade mantém a menor tarifa de água de Goiás enquanto amplia abastecimento e infraestrutura
Senador Canedo, a cidade que mais cresceu no Brasil nos últimos dez anos, segundo o IBGE, tem se destacado não apenas pelo seu desenvolvimento acelerado, mas também pela eficiência no gerenciamento dos serviços de saneamento. Com uma companhia própria, mesmo praticando a menor tarifa de Goiás Senador Canedo tem realizado investimentos robustos na ampliação e modernização da rede de abastecimento de água.
Atualmente, dos 246 municípios goianos, apenas 23 contam com companhias próprias de saneamento, e Senador Canedo se destaca entre eles, sendo um dos dois únicos com mais de 100 mil habitantes. A gestão eficiente dos recursos permitiu que, nos últimos anos, mesmo com a tarifa 17% mais barata com a média estadual, diversas obras estruturantes fossem entregues, um investimento à altura das temperaturas cada vez mais altas registradas no planeta.
Um dos principais investimentos foi a construção da maior represa de água bruta do município, com capacidade para armazenar 458 milhões de litros. Essa estrutura representa um aumento de 80% nas reservas de água bruta da cidade, que chega agora a um bilhão de litros e será fundamental para garantir o abastecimento nos períodos de estiagem. Além disso, a cidade também expandiu sua infraestrutura de armazenamento de água tratada, com a construção e ativação de novos reservatórios que, juntos, têm capacidade para mais de 20 milhões de litros.
“Todo esse investimento permite que possamos ampliar a rede de abastecimento. Em breve a Sanesc vai chegar na região do Morumbi, que vai receber água tratada pela primeira vez em breve, pois a obra já está em fase de testes. Também construindo uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), para garantir que Senador Canedo continue crescendo com segurança hídrica e qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito Fernando Pellozo.
Além dos investimentos na infraestrutura, a gestão do saneamento em Senador Canedo representa um patrimônio para o município. Com uma administração focada na eficiência e no uso responsável dos recursos, a cidade mostra que é possível oferecer um serviço de qualidade e continuar expandindo a rede de abastecimento, sem pesar no bolso do cidadão.
Por: Victor Rodrigues
Foto: Divulgação