O vice-governador Daniel Vilela esteve em Porangatu, nesta terça-feira (25/2), para assinar, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, a ordem de serviço que autoriza o início imediato da construção do novo Campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A iniciativa marca um avanço para o desenvolvimento da região Norte de Goiás, garantindo educação técnica e profissionalizante para milhares de jovens.
“Se levarmos em consideração as obras sob responsabilidade do nosso governo que estão sendo executadas aqui e as perspectivas que se abrem com o preenchimento da lacuna que existia nestes municípios de instituições com foco no ensino superior profissionalizante, ouso dizer que o Norte goiano assume a liderança entre as regiões que mais se desenvolvem no Estado de Goiás”, avaliou o vice-governador durante a solenidade realizada na área próxima ao aeroporto de Porangatu onde será construída a unidade educacional, com previsão de inauguração em agosto do próximo ano.
Em seguida, Daniel mencionou projetos de infraestrutura que já saíram do papel para corroborar seu prognóstico quanto ao crescimento econômico da região, como a pavimentação da GO-154, que vai ligar Bonópolis, a última cidade de Goiás sem ligação asfáltica estadual, ao município de Novo Planalto. Citou também as GOs 156 e 336, rodovias que ligam Mundo Novo a Uirapuru e Crixás a Nova Crixás, no chamado Vale do Araguaia.
O vice-governador destacou ainda a existência na região de trechos da Ferrovia Norte-Sul e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste e deu ênfase à futura inauguração da ponte que liga o distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, em Goiás, à Ribeirão Cascalheira, no Mato Grosso, obra do Governo Federal.
Logo após a assinatura da autorização para início das obras do novo IF Goiano em Porangatu, o ministro Camilo Santana, também em discurso, agradeceu a “parceria” e reforçou a importância das ações do governo de Ronaldo Caiado naquela região. Ele assegurou ainda que, a pedido do Governo de Goiás, irá dar celeridade aos estudos para identificar quais os melhores cursos a serem oferecidos na nova unidade, em especial com foco na modernização do agronegócio, inovação e tecnologia e logística ferroviária e rodoviária. “A educação transforma. É uma grande alegria estar aqui em Goiás para lançar mais uma ordem de serviço de um instituto federal que vai gerar oportunidades para mais de 1,4 jovens desta cidade e dos demais municípios vizinhos”, pontuou.
Também presente no evento, a prefeita de Porangatu, Vanusa Valadares, afirmou que os esforços do Governo de Goiás, somados à chegada do IF Goiano, resultará na atração de mais empresas e indústrias para a cidade. “A evasão escolar entre os jovens é alta. Com o ensino profissionalizante e esta formação técnica a serem disponibilizados em breve, nossa realidade vai mudar de forma significativa”.
Vice-governador Daniel Vilela e ministro da Educação, Camilo Santana, assinam ordem de serviço para construção do novo campus do IF Goiano em Porangatu – Foto: Jota Eurípedes
Por: Redação
Foto: Jota Eurípedes