Prefeitura amplia reservas e investe em mais tratamento de água para a próxima época de seca
Com a maior represa da cidade em plena capacidade e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), Senador Canedo avança na preparação para o próximo período de estiagem. Os investimentos, realizados pela Prefeitura Municipal por meio da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), reforçam o compromisso da gestão com a segurança hídrica e o bem-estar da população.
Inaugurado no ano passado, o reservatório Haras 2 já está operando em sua capacidade total, armazenando 458 milhões de litros de água bruta. O volume representa um aumento de 80% nas reservas da cidade, garantindo uma posição estratégica para os períodos mais secos do ano. A estrutura é a maior da história do município e o segunda lago para armazenamento de água bruta em Goiás, capaz de, sozinho, abastecer a cidade por até 60 dias de seca.
Paralelamente, está em andamento a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Quando finalizada, a nova estação vai aumentar em 10% a capacidade de produção, elevando a quantidade total de água tratada para 2,2 milhões de litros por hora.
“Nos últimos anos, nossa gestão investiu na ampliação da capacidade de armazenamento de água bruta e tratada, e agora estamos aumentando também a produção. É um passo fundamental para garantir o abastecimento da cidade, principalmente diante das mudanças climáticas e do crescimento acelerado de Senador Canedo”, destaca o prefeito Fernando Pellozo.
A modernização do sistema também prevê a instalação, nos próximos meses, de tecnologia para automatizar o sistema de distribuição de água, permitindo maior controle, identificação rápida de problemas e agilidade nas soluções.
Por: Victor Rodrigues
Foto: Xande Manso