Candidatos devem comprovar informações até 11 de março junto às instituições de ensino
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (1º) a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2025. Os candidatos pré-selecionados podem consultar o resultado no “Portal Único de Acesso ao Ensino Superior”, plataforma do governo federal que também reúne informações sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os estudantes incluídos na lista de espera devem comparecer às instituições de ensino escolhidas entre esta terça-feira e o dia 11 de março para comprovar as informações fornecidas na inscrição. A documentação exigida pode variar conforme a faculdade, que pode definir se a entrega será feita presencialmente ou de forma virtual.
Para concorrer a uma bolsa integral, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, equivalente a R$ 2.277. Já para bolsas parciais (50%), a renda por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554). Além disso, as instituições podem estabelecer exigências adicionais.
Nesta edição, o Prouni ofertou 338.444 bolsas em 1.031 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Desse total, 203.539 bolsas são integrais e 134.905 são parciais. O programa recebeu cerca de 1,5 milhão de inscrições, permitindo que cada candidato escolhesse até dois cursos para concorrer.
Na primeira chamada, realizada em fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados, enquanto a segunda chamada convocou 86.373 candidatos. Agora, a lista de espera oferece uma última oportunidade para os participantes que ainda buscam uma vaga no ensino superior por meio do programa.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Agência Brasil