Filme de Walter Salles vence na categoria Melhor Filme Internacional e emociona plateia com discurso dedicado a Eunice Paiva
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, fez história na 97ª edição do Oscar ao conquistar a primeira estatueta do Brasil na categoria Melhor Filme Internacional. O longa, protagonizado por Fernanda Torres, superou concorrentes como Emilia Pérez (13 indicações), Garota da Agulha (Dinamarca), A Semana do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).
Discurso emocionante de Walter Salles
Ao receber o prêmio, Walter Salles dedicou a vitória a Eunice Paiva, personagem central do filme, e às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretaram a protagonista em diferentes fases da vida.
“Primeiramente, obrigado em nome do cinema brasileiro. Estou muito honrado de receber esse prêmio entre um grupo de cineastas tão extraordinários”, disse Salles. “Esse prêmio vai para uma mulher que, durante uma perda sofrida em um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Então, esse prêmio vai para ela. O nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as duas mulheres incríveis que interpretaram ela, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.”
Trajetória do filme
Ainda Estou Aqui é uma adaptação do livro biográfico homônimo de Marcelo Rubens Paiva. O drama retrata a história real de Eunice Paiva, advogada e ativista de direitos humanos, que lutou para descobrir o paradeiro do marido, Rubens Paiva, após ele ser levado por militares durante a ditadura no Brasil, em 1971.
O filme, que já havia conquistado 38 prêmios internacionais antes do Oscar, incluindo o Globo de Ouro e o Prêmio Goya, foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de R$ 159 milhões mundialmente e levando mais de 5 milhões de espectadores às salas de cinema no Brasil.
Três indicações ao Oscar
Além de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui concorreu nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres entre as indicadas. O longa foi o primeiro filme brasileiro a receber três indicações nas categorias principais da premiação.
Impacto no cinema brasileiro
A vitória de Ainda Estou Aqui marca um momento histórico para o cinema nacional, que já havia sido indicado ao Oscar em 22 ocasiões, com 16 filmes diferentes. O recorde anterior de indicações pertencia a Cidade de Deus (2004), de Fernando Meirelles, com quatro nomeações.
A campanha do filme mobilizou fãs e a indústria cinematográfica brasileira, que se uniram para apoiar a obra desde o anúncio das indicações, em 23 de janeiro. O clima de torcida tomou conta do país, impulsionando ainda mais o sucesso do longa.
Elenco e produção
O elenco de Ainda Estou Aqui inclui nomes como Selton Mello, Fernanda Montenegro, Valentina Herszage, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Daniel Dantas e Dan Stulbach. O roteiro foi escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega, com produção de Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira e Martine de Clermont-Tonnerre.
Por: Lucas Reis
Foto: Alile Dara Onawale/Divulgação / Estadão