Rokubet

Alcolumbre avalia pedir cassação de Gayer por declarações sobre Gleisi Hoffmann

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Presidente do Senado estuda levar caso ao Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quinta-feira (13) que avalia solicitar a cassação do deputado Gustavo Gayer (PL-GO) ao Conselho de Ética da Câmara. O motivo são declarações do parlamentar nas redes sociais envolvendo a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o próprio Alcolumbre.

Em uma publicação, Gayer afirmou que Lula teria “oferecido” Gleisi ao presidente do Senado e ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), “como um cafetão oferece uma garota de programa”. Em outro post, apagado posteriormente, o deputado mencionou uma suposta relação entre Gleisi, Lindbergh Farias (PT-RJ) e Alcolumbre, comparando-os a um “trisal”.

Diante da repercussão negativa, Alcolumbre declarou que está consultando advogados para definir medidas cabíveis contra Gayer. “Estamos avaliando fortemente um pedido de cassação. A imunidade parlamentar não pode ser utilizada para agredir as pessoas”, afirmou o senador.

Gayer recua e cita “liberdade de expressão

Após a polêmica, Gayer publicou uma nota nas redes sociais na qual justificou suas declarações. O deputado alegou que foi “o único parlamentar de direita” a defender Gleisi da “fala extremamente machista e misógina” de Lula, referindo-se à declaração do presidente sobre ter escolhido uma “mulher bonita” para liderar a articulação política com o Congresso.

Minha intenção era apenas denunciar e escancarar a hipocrisia da esquerda quando se trata da defesa das mulheres, e jamais quis ofender ou depreciar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre”, disse Gayer. “Caso ele tenha se sentido ofendido, quero deixar claro que minhas críticas se referiam ao Chefe do Poder Executivo”, completou.

O deputado afirmou ainda que exerceu apenas o seu “direito à liberdade de expressão” e que não praticou “nenhum crime ou ato ilícito contra qualquer pessoa”.

 Gleisi repudia ataques e opositores criticam Lula

A ministra Gleisi Hoffmann repudiou os ataques de Gayer e de outros parlamentares da oposição, mas minimizou a fala de Lula. “Repudio os ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política. Desprezam as mulheres, mas não me intimidam nem me acuam”, declarou.

Gleisi também comparou a situação a falas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Que moral vocês têm? Vocês esqueceram das entrevistas e vídeos nos quais Bolsonaro agrediu as mulheres, estimulando a violência política e física?”, questionou.

Parlamentares da oposição também reagiram. O deputado Zucco (PL-RS) criticou a declaração de Lula sobre Gleisi, afirmando que “reduzir uma mulher à sua aparência física” é incompatível com a busca pela igualdade de gênero. Já a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) declarou no plenário que “mulher não pode ser escolhida pelo seu atributo físico” e cobrou um pedido de desculpas do presidente.

A polêmica ocorre em meio às tensões entre governo e oposição no Congresso, e a avaliação de um possível pedido de cassação de Gayer pode ampliar o embate entre as bancadas.


Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução

 

Noticias Relecionadas

Palmeiras vence o Cerro Porteño no Allianz Parque

Com atuação sólida e gol ainda no primeiro tempo, Verdão garante vitória em casa e se aproxima da classificação para

Juros médios para famílias e empresas sobem e alcançam 43,7% ao ano, aponta Banco Central

Crédito livre sofre alta em fevereiro; Selic em 14,25% pressiona financiamentos e consumo das famílias. A taxa média de juros

Flamengo perde para o Central Córdoba no Maracanã e vê invencibilidade de Filipe Luís chegar ao fim

Argentinos vencem por 2 a 1 pela Libertadores, aproveitam falhas defensivas e mantêm recorde de Jorge Jesus intacto O Flamengo

Goiás e Paysandu empatam sem gols na ida da final da Copa Verde

Partida disputada no Mangueirão termina 0 a 0 e deixa decisão aberta para o jogo de volta no Serra Dourada

Daniel Vilela e Sandro Mabel entregam 700 escrituras a famílias de Goiânia

Por meio de parceria entre Estado e Município, moradores de 32 bairros receberam documentos que garantem a posse definitiva de

Metallica lança documentário sobre histórias emocionantes de seus fãs

“Metallica Saved My Life”, dirigido por Jonas Åkerlund, destaca o impacto da banda na vida de pessoas ao redor do

Gracyanne Barbosa relata dores intensas ao retomar treinos: “Não consigo nem sentar”

Musa fitness desabafa sobre os desafios físicos e mentais de voltar à rotina após o BBB Gracyanne Barbosa está enfrentando

Prefeito Vilela celebra 100 dias de gestão com ações de infraestrutura, tecnologia e desenvolvimento econômico

Para marcar os 100 primeiros dias de sua gestão, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, realiza nesta quinta-feira,

GCM de Senador Canedo recaptura foragido da Justiça

Indivíduo estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas A Guarda Civil Municipal (GCM) de

Copa do Brasil 2025: Vila Nova enfrenta o Cruzeiro e Aparecidense pega o Fluminense na terceira fase

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta quarta-feira (9), os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil 2025.

Após vazar vídeo íntimo, MC Mirella polemiza ao associar gostar de homens depilados à pedofilia

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução A funkeira MC Mirella segue em alta quando o assunto é polêmica. Recentemente, ela

Polícia de Goiás prende ex-árbitro suspeito de fraudar jogos da Série B do Brasileirão

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Polícia Civil da Paraíba Como informado anteriormente pelo FALA CANEDO, a Polícia Civil de Goiás