Missão da NASA enfrentou desafios e encerrará jornada com pouso na Flórida
Após nove meses em órbita, os astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, iniciaram sua jornada de volta à Terra nesta terça-feira (18). Eles embarcaram na cápsula Crew Dragon, da SpaceX, por volta das 2h (horário de Brasília), ao lado dos astronautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov.
A missão, que inicialmente deveria durar apenas uma semana, passou por diversas mudanças e agora está prestes a ser concluída com um pouso programado para as 19h, na costa da Flórida.
Durante o retorno, a cápsula enfrentará o desafio da reentrada na atmosfera terrestre, um dos momentos mais críticos da missão. Para isso, os motores serão acionados às 18h para desacelerar a nave, que chegará a atingir temperaturas superiores a 1.900°C e poderá passar por um breve blecaute de comunicação.
Ao entrar na atmosfera, a Crew Dragon liberará dois conjuntos de paraquedas, reduzindo a velocidade de 27 mil km/h para menos de 30 km/h, antes de tocar o oceano. Assim que a cápsula pousar, uma equipe de resgate da SpaceX realizará a operação de retirada e os astronautas finalmente poderão respirar o ar terrestre novamente.
A NASA decidiu que trazer a dupla de volta na cápsula Boeing Starliner era arriscado, optando por incluí-los na rotação regular da tripulação da Estação Espacial Internacional. Agora, ao retornarem à base da NASA em Houston, passarão por avaliações médicas antes de serem liberados.
A transmissão ao vivo da missão será retomada às 17h45 (horário de Brasília), quando a nave iniciar sua reentrada.
They’re on their way! #Crew9 undocked from the @Space_Station at 1:05am ET (0505 UTC). Reentry and splashdown coverage begins on X, YouTube, and NASA+ at 4:45pm ET (2145 UTC) this evening. pic.twitter.com/W3jcoEdjDG
— NASA (@NASA) March 18, 2025
Por: Lucas Reis
Foto: Nasa