Saúde estadual realiza Dia D de combate à tuberculose

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, na próxima segunda-feira (24/03), o Dia “D” de combate à tuberculose. Nesta mesma data é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data reforça a importância do combate à doença que ainda representa um desafio para a saúde pública.

Na ocasião, será lançada a Campanha Tuberculose: Tem Prevenção, Tem Tratamento e Tem Cura nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Noroeste (às 8h30) e Itaipu (às 14h), em Goiânia, com ações de conscientização e atendimento à população, uma parceria entre a SES e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Para fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose durante o mês de março, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mês de conscientização sobre a doença, a SES realiza;

  • campanhas de conscientização,
  • busca ativa de casos
  • e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar do aumento no número de casos, Goiás mantém um dos menores coeficientes de incidência entre os estados brasileiros, ocupando a terceira menor posição.

  • Em 2021 foram registrados 980 casos,
  • 1.084 casos em 2022,
  • 1.182 casos em 2023,
  • 1.077 casos em 2024,
  • e neste ano, são 132 casos registrados.

Além disso, a SES, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Goiás, realiza no dia 21 de março de 2025, das 08 às 17h30, um curso de atualização sobre tuberculose para profissionais da saúde, abordando desafios e avanços no diagnóstico e no manejo de casos graves.

Em parceria com o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), a SES participa também do Projeto Acolher – HDT nas Escolas, que será realizado nesta quinta-feira (20/03), no Colégio Militar Major Oscar Oscar Alvelos, no Setor Parque Atheneu, em Goiânia.

O coordenador do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES, Emílio Alves Miranda, ressalta que a doença ainda é um desafio para a saúde pública.

“Temos avançado na adesão dos profissionais de saúde para o diagnóstico da doença por meio das capacitações realizadas nos municípios. O diagnóstico e a adesão do paciente ao tratamento são essenciais para reduzirmos o número de casos e óbitos em Goiás”, reforça Emílio.

Ações contínuas

A SES recomenda que os municípios e serviços de saúde desenvolvam ações contínuas, como:

  • a intensificação da busca ativa por “sintomáticos respiratórios” na população,
  • estabelecimento de parcerias intersetoriais para apoio às populações em situação de vulnerabilidade social,
  • divulgação de boletins epidemiológicos com dados atualizados sobre a doença nos municípios,
  • campanhas educativas para conscientizar sobre:
    • prevenção,
    • sintomas,
    • diagnóstico precoce
    • e tratamento gratuito.

SES-GO também orienta sobre a importância da adesão ao tratamento e da desestigmatização da doença, além de atividades de treinamento junto às equipes de saúde locais, visando a capacitação nas atividades de vigilância epidemiológica, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Saúde realiza na próxima segunda-feira o Dia D de combate à tuberculose
Diagnóstico da tuberculose é realizado por meio da avaliação dos sintomas, exames laboratoriais, coleta de escarro e exames de imagem, todos disponibilizados gratuitamente na rede pública de saúde (Foto: SES-GO)

Tratamento gratuito na rede do SUS

O diagnóstico da tuberculose é realizado por meio da avaliação dos sintomas, exames laboratoriais, coleta de escarro e exames de imagem, todos disponibilizados gratuitamente na rede pública de saúde.

Pessoas com sintomas devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para avaliação clínica, realização de exames diagnósticos e início do tratamento, caso necessário. Profissionais de saúde e a população devem estar atentos aos sintomas respiratórios, que podem ser semelhantes aos de outras doenças respiratórias comuns no período, como a Covid-19 e Influenza.

Apesar da gravidade, a tuberculose tem cura.

O tratamento é gratuito e fornecido pelo SUS, com duração mínima de seis meses, dependendo da forma clínica da doença. A adesão ao tratamento é fundamental, pois sua interrupção pode prejudicar tanto o paciente quanto a saúde pública, aumentando o risco de transmissão e o desenvolvimento de resistência aos medicamentos.

A doença

A tuberculose é causada por um bacilo que afeta principalmente os pulmões e pode se agravar, levando, inclusive, ao óbito. Quando não diagnosticada precocemente e tratada adequadamente, a doença pode evoluir para diversas complicações, resultando em internação hospitalar, perda da produtividade econômica e comprometimento da renda familiar devido aos custos com o tratamento, podendo, em alguns casos, levar à morte.

Em Goiás foram registrados:

  • 90 óbitos em 2021,
  • 116 óbitos em 2022,
  • 103 óbitos em 2023,
  • 106 óbitos em 2024,
  • e neste ano nenhum óbito foi registrado.

A transmissão ocorre por via respiratória, por meio da inalação de aerossóis produzidos pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas que não estão em tratamento. Os principais sintomas incluem tosse persistente, com ou sem catarro, perda acentuada de peso, febre no período da tarde e suor excessivo à noite.

A vacinação com a BCG ajuda a prevenir formas graves da doença, mas não garante 100% de eficácia na prevenção da tuberculose pulmonar. No calendário vacinal, a BCG é destinada a crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para adultos, a prevenção ocorre por meio do tratamento da infecção latente, quando a doença ainda não se manifestou.


Por: Redação
Foto: Iron Braz

Noticias Relecionadas

Senador Canedo abre seleção com 92 vagas e salários de até R$ 4,1 mil

Processo seletivo tem inscrição gratuita, oportunidades para diversos cargos e validade de até dois anos A Prefeitura de Senador Canedo,

Caiado busca reaproximação com Bolsonaro e critica Lula em lançamento de pré-candidatura à Presidência

Governador de Goiás reconhece liderança do ex-presidente e diz que Lula “não sabe se passeia ou se fala bobagem” Em

Frente fria avança sobre Goiás e traz risco de temporais no fim de semana

Chegada da massa de ar frio pode provocar ventos intensos, granizo e queda acentuada nas temperaturas Goiás deve enfrentar mudanças

Criminoso atrai menina de 13 anos com promessa de vídeos para redes sociais e a estupra

  Homem se passou por influenciador digital para dopar, agredir e violentar adolescente em Águas Lindas. Ele foi preso em

Pix parcelado: Banco Central define data para nova modalidade

Nova função que permitirá dividir pagamentos via Pix será lançada em setembro; outras inovações incluem garantia para empresas e devoluções

Goiás estreia na Série B contra o Amazonas nesta sexta, Aonde assistir

Jogo rola às 19h com transmissão no Premiere, Amazon Prime e Zapping TV; Esmeraldino vem embalado, mas pode poupar titulares

Há 42 anos, Band tentou superar Globo com novela interativa e prêmio milionário

Em momento raro de fragilidade da concorrente, emissora lançou “Sabor de Mel” com concurso entre telespectadores e campanha provocativa, mas

China reage com força e impõe nova tarifa de 34% sobre produtos americanos

Em resposta à escalada tarifária dos EUA, Pequim anuncia retaliações econômicas e medidas contra empresas norte-americanas A tensão comercial entre

José Mourinho passa a ser cogitado para assumir a Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou a busca por um novo comandante para a Seleção Brasileira, e o nome

Maria de Fátima leva golpe de César e se dá mal em Vale Tudo

Em nova reviravolta da novela das 9, a golpista acaba sendo enganada por alguém tão ardiloso quanto ela Maria de

Bonfinópolis: Corpo de empresário que desapareceu em rio é localizado após quatro dias de buscas

Wellington Arthur, de 30 anos, foi arrastado pela correnteza após pular no Rio Caldazinha, em Bonfinópolis O empresário Wellington Arthur,

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 60 milhões

Nenhum bilhete acertou as seis dezenas e novo sorteio acontece no sábado O concurso 2.848 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira