Veículo de luxo, apreendido em operação contra tráfico e lavagem de dinheiro, está em exposição no Floripa Shopping
Uma Porsche 911 Turbo, modelo 2022, avaliada em mais de R$ 1,5 milhão, agora faz parte da frota da Polícia Federal de Santa Catarina. O luxuoso carro foi apreendido em junho de 2024, na cidade de Camboriú, durante a Operação Toppare, que investigou crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e tráfico internacional de drogas. O total de bens confiscados na operação ultrapassou os R$ 35 milhões.
A decisão sobre a utilização da Porsche pela PF foi tomada pela Justiça Federal de Santa Catarina, que autorizou de forma provisória o uso do veículo. A Porsche foi adaptada e personalizada para ser uma viatura ostensiva, porém a Polícia Federal esclareceu que não utiliza carros de luxo em operações cotidianas. Esses veículos são usados em ações especiais e exposições educativas, com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância do combate ao crime organizado e da perda de bens dos criminosos.
Atualmente, o Porsche está exposto no piso L1 do Floripa Shopping, em Florianópolis, como parte das comemorações pelos 81 anos da Polícia Federal. Além da exibição do carro, uma nova Delegacia de Migração foi inaugurada no local, visando oferecer maior conforto aos estrangeiros e viajantes internacionais.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Divulgação/Polícia Federal