O tremor ocorreu no “Círculo de Fogo” do Pacífico, três dias após tragédia em Mianmar
Neste domingo (30), um terremoto de magnitude 7,1 atingiu as águas próximas a Tonga, localizado no Pacífico. De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o tremor ocorreu em uma região altamente sismicamente ativa, conhecida como o “Círculo de Fogo”, uma área com frequentes atividades tectônicas.
Esse evento acontece apenas três dias depois de um outro grande terremoto, com magnitude 7,7, que devastou a região central de Mianmar, no sudeste asiático. O tremor de sexta-feira (28) resultou em mais de 1.700 mortes, 3.400 feridos e um grande número de desaparecidos.
Tonga é conhecida por estar em uma das áreas de maior risco sísmico do planeta. Desde 1900, mais de nove terremotos de magnitude superior a 7,0 foram registrados a uma distância de 250 km do local do tremor mais recente. A proximidade do epicentro também aumenta o risco de tsunamis, com a possibilidade de deslocamento vertical do fundo do mar.
Até o momento, não há registros de vítimas ou danos significativos, mas as autoridades locais continuam monitorando o impacto e alertando sobre potenciais riscos futuros.
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/USGS