Rokubet

Caiado lança vacinação contra Influenza e reforça importância da imunização

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (1º/04), a vacinação contra a Influenza em território goiano. Realizada pelo Governo de Goiás, em parceria com as prefeituras, a iniciativa tem como objetivo imunizar os grupos prioritários e ampliar o número de pessoas protegidas.

“Não podemos quebrar aquilo que o Brasil sempre foi uma referência, que é o bom quadro vacinal de todas as doenças”, enfatizou Caiado. A meta estabelecida é imunizar pelo menos 90% do público-alvo.

Vacinação contra influenza

Durante o evento realizado na Unidade de Saúde da Família (USF), no conjunto Riviera, em Goiânia, Caiado ressaltou a importância da imunização para evitar casos graves de gripe e a sobrecarga nos hospitais.

“A cobertura vacinal do ano passado foi de apenas 55% [no Brasil]. A consequência disso é a ocupação de leitos, riscos de vida e pessoas tendo de recorrer à UTI, impedindo que sejam tratadas ali vítimas de acidentes, por exemplo”, alertou. “A objeção coloca em risco a vida da pessoa, de familiares e toda a sociedade”, completou o governador.

Goiás antecipou em 10 dias o início da vacinação em relação ao calendário nacional. Neste primeiro momento, o imunizante estará disponível apenas aos grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais, gestantes e crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, entre outros.

Caiado lança vacinação contra Influenza e toma dose do imunizante
Para dar o exemplo a população, o governador, que faz parte do grupo prioritário, recebeu a dose do imunizante durante o lançamento da vacinação (Foto: André Saddi)

Com a proximidade do período crítico de transmissão, o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, alertou para o período sazonal da Influenza, entre abril e maio.

“A maneira mais eficaz de se evitar é a vacinação. Protege as pessoas e também o sistema de saúde, diminuindo a pressão por demanda de internação”, analisou.

“A Prefeitura de Goiânia lança a vacinação com 14 postos. Isso será ampliado conforme a demanda”, garantiu o prefeito da capital, Sandro Mabel.

A gestante Beatriz Laval foi uma das primeiras pessoas a ser imunizada em Goiânia. “A vacinação me protege, e também a minha criança”, pontuou. Já a lavradora Débora Barros estava na unidade de saúde para uma consulta de seu filho, de 1 ano e 10 meses, e já aproveitou para garantir a proteção dele. “É muito importante para a saúde do meu bebê”, afirmou.

Público-alvo

Este ano, a vacina contra a Influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Vacinação (PNI) para crianças menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.

Durante o período da vacinação contra Influenza, a vacina também está disponível para puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, da educação e dos correios, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Ainda, o público-alvo contempla profissionais das forças de segurança e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Números

A vacina de 2025 é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Até o momento, Goiás já recebeu duas remessas, totalizando 672 mil doses. O estado deve receber, ao todo, mais de 2,8 milhões de vacinas ao longo da campanha.

O imunizante estará disponível em mais de 900 salas de vacinação em todo o estado.

Em 2024, a cobertura vacinal para a Influenza foi de 55,19% no país e 48,67% em Goiás, percentual considerado abaixo do ideal pelas autoridades de saúde. O Dia D de Vacinação será realizado no dia 10 de maio.

Este ano, Goiás já registrou 2.122 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 96 delas causadas por Influenza. As chamadas SRAGs são as formas graves tanto de Influenza como de outros agravos respiratórios e, em geral levam à internação, podendo resultar no óbito do paciente.

Quatro mortes foram confirmadas por Influenza A este ano no estado e uma por Infuenza B e outros sete óbitos por SRAG estão em investigação.


Por: Redação
Foto Destaque: André Saddi

Noticias Relecionadas

Ipasgo Saúde retoma envio de coparticipações

Valores referentes ao período em que ficaram suspensos desde 2024, poderão ser parcelados de 5 a 24 vezes, a partir

Bolsonaristas reforçam mobilização feminina na Paulista, e Michelle usa blusa ‘Anistia Já’ em batom

Ato marcado para o próximo domingo (6) busca apoio para anistia de condenados pelos atos de 8 de janeiro A

Congresso Espírita de Goiás traz palestras, debates e atrações culturais; confira a programação

O 41º Congresso Espírita de Goiás tem início nesta sexta-feira (4), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, com

Pellozo destaca inovação de Senador Canedo durante evento nacional de tecnologia

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, participou nesta quarta-feira (2/4) de uma mesa redonda durante o Smart Gov, em

STF solicita parecer da PGR sobre pedido de prisão preventiva de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes quer avaliação sobre possível obstrução de Justiça em convocação de atos por anistia O ministro Alexandre

Craque Neto detona Neymar após ser chamado de “falastrão” pelo jogador: “O que você é?”

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Neymar (Raul Baretta/Santos); Neto (Reprodução/Band) O comentarista Craque Neto respondeu uma provocação de Neymar no

Ex-amante de Payet entra com medida protetiva contra o jogador do Vasco

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Matheus Lima/Vasco A ex-amante do meia francês Payet, Larrisa Ferrari, entrou com um pedido de

MC Mirella toma atitude na justiça sobre vídeos vazados com Dynho Alves

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Um do assuntos mais comentados nos últimos dias foi o vídeo íntimo vazado da

Surto de norovírus atinge mais de 200 passageiros em cruzeiro de luxo nos EUA

Doença altamente contagiosa provoca sintomas gastrointestinais e leva empresa a reforçar protocolos de segurança Mais de 200 passageiros e tripulantes

Senador Canedo avança na assistência a crianças autistas com a Clínica Teia

Triagem das crianças encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde já está em andamento; 150 crianças já foram avaliadas No Dia

Governo de Goiás oficializa convênio para construção de 768 apartamentos para famílias em vulnerabilidade social em Aparecida

Vice-governador Daniel Vilela confirma R$ 35,4 milhões em investimentos do Tesouro Estadual; Caixa Econômica Federal entra com R$ 118,2 milhões

Advogado é preso novamente por maus-tratos e abandono da mãe idosa

Suspeito, de 58 anos, foi detido em flagrante após deixar a mãe, de 85 anos, em estado grave em unidade