Investigado vendia dados de vítimas e instruía criminosos na aplicação do golpe do “novo número”
A Polícia Civil de Goiás prendeu um homem suspeito de atuar como mentor de uma quadrilha especializada em golpes financeiros. Apelidado de “professor”, ele era responsável por ensinar técnicas fraudulentas e fornecer dados de vítimas para que outros criminosos aplicassem o golpe do “novo número”. A detenção ocorreu na última sexta-feira (28), em Goiânia, mas só foi divulgada nesta segunda-feira (31).
A ação faz parte da “Operação Revelatio”, que revelou a estrutura organizada do grupo criminoso. Cada integrante desempenhava uma função específica no esquema, desde a coleta de informações até a execução dos golpes. O “professor”, além de treinar os envolvidos, também fornecia softwares para viabilizar as fraudes. Segundo as investigações, ele cobrava pelos “cursos”, mas o valor não foi divulgado.
Durante a operação, a polícia cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Oito pessoas foram indiciadas pelos crimes de estelionato qualificado por fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
As autoridades alertam a população para golpes desse tipo, que geralmente envolvem criminosos se passando por familiares ou amigos pedindo dinheiro sob alegação de urgência. A Polícia Civil segue investigando outros possíveis envolvidos na organização criminosa.
Por: Bruno José
Foto: PCGO