Doença altamente contagiosa provoca sintomas gastrointestinais e leva empresa a reforçar protocolos de segurança
Mais de 200 passageiros e tripulantes do cruzeiro Queen Mary 2, da Cunard Line, foram infectados pelo norovírus durante uma viagem rumo a Nova York. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmou que 224 dos 2.538 passageiros, além de 17 membros da tripulação, relataram sintomas característicos da infecção.
O navio partiu de Southampton, na Inglaterra, em 8 de março, com destino final ao Caribe. A viagem segue até 6 de abril, deixando passageiros ainda a bordo enquanto as medidas sanitárias são intensificadas.
Em comunicado ao USA Today, um porta-voz da Cunard Line afirmou que um “pequeno número de hóspedes relatou sintomas de doença gastrointestinal”. Ele garantiu que a empresa ativou protocolos aprimorados de saúde e higiene, incluindo uma limpeza profunda da embarcação.
Outro cruzeiro, o Seabourn Encore, da Seabourn Cruise Line, também enfrenta um surto semelhante. Segundo o CDC, 12 dos 461 hóspedes e 22 dos 405 tripulantes apresentaram sintomas. Todos os casos foram isolados para evitar a disseminação do vírus.
O que é o norovírus?
O norovírus é um agente altamente contagioso transmitido por meio da água, alimentos contaminados ou contato direto com pessoas infectadas. Os sintomas aparecem rapidamente e incluem febre, calafrios, náuseas, vômitos e diarreia. A doença tem curto período de incubação e pode levar a complicações em pessoas vulneráveis.
As autoridades sanitárias recomendam higienização rigorosa das mãos e cuidado na manipulação de alimentos como principais formas de prevenção contra o vírus.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Getty Images