Motoristas e motociclistas de Goiânia devem redobrar a atenção ao volante. Além do monitoramento por câmeras, a capital conta com 20 radares espalhados por diversos setores, como Bairro Goiá, Parque Amazônia e Setor Cândida de Moraes. Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), os equipamentos não apenas registram infrações, mas também ajudam a localizar veículos furtados, identificar placas clonadas e auxiliar as forças de segurança na busca por suspeitos com pendências judiciais.
Uso do celular entre as infrações mais comuns
Entre as infrações mais cometidas em 2024, o uso do celular ao dirigir ocupa a quinta posição no ranking. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), entre janeiro e março deste ano, mais de 12 mil motoristas foram flagrados manuseando, segurando ou utilizando o aparelho enquanto dirigiam.
As regras de trânsito são as mesmas para condutores de carros e motociclistas. Isso significa que é obrigatório respeitar o semáforo vermelho, obedecer placas de “Pare”, dar preferência quando necessário e não utilizar o celular ao pilotar.
Com a fiscalização reforçada, as autoridades esperam reduzir infrações e melhorar a segurança no trânsito da capital.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução