Queixa contra o ator foi registrada na Romênia e faz parte de uma investigação sobre exploração sexual
O ator belga Jean-Claude Van Damme, conhecido por seus papéis em filmes de ação, está sendo acusado de ter mantido relações sexuais com mulheres vítimas de tráfico humano. A queixa foi registrada na Direção Romena para a Investigação do Crime Organizado e Terrorismo (DIICOT) e faz parte de uma investigação maior sobre exploração sexual e tráfico de pessoas.
Segundo o site romeno Antena 3, afiliado da CNN, os supostos crimes ocorreram há cerca de 10 anos na cidade de Cannes, na França. De acordo com a acusação, Van Damme teria recebido cinco mulheres romenas traficadas como “presente” em um evento organizado por ele. As vítimas eram modelos fotográficas na Romênia e estariam sob o controle de uma rede criminosa liderada pelo empresário Morel Bolea, que é investigado por exploração sexual e cafetinagem.
O advogado Adrian Cuculis, que representa uma das mulheres, afirmou que elas estavam em situação de vulnerabilidade e que Van Damme teria conhecimento de sua condição. “Diversos romenos, atualmente investigados por formação de grupo criminoso e exploração sexual, supostamente ofereceram a Jean-Claude Van Damme cinco mulheres romenas com quem ele teve relações sexuais. Ele sabia da condição delas”, declarou Cuculis.
A investigação romena sobre tráfico humano e exploração sexual teve início em 2020 e segue em andamento. O próximo passo depende da autorização da Alta Corte de Cassação da França para que os procedimentos criminais avancem. Até o momento, Jean-Claude Van Damme não se manifestou publicamente sobre as acusações.
Por: Bruno José
Foto: Reprodução/Instagram