Em passagem pelo Brasil, atriz e embaixadora da ONU discute direitos dos refugiados e proteção dos povos indígenas
A atriz Angelina Jolie está no Brasil e, nesta sexta-feira (4), visitou o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo. A organização não governamental publicou imagens do encontro e celebrou a presença da artista: “Hoje tivemos a honra de receber a visita de Angelina Jolie”.
Segundo o diretor-executivo do CDHIC, Paulo Illes, Jolie foi receptiva, escutou relatos de imigrantes atendidos pela ONG e se comprometeu a usar sua visibilidade para fortalecer políticas públicas para refugiados. “Ela foi muito acolhedora, quis ouvir as pessoas e se comprometeu a colocar sua influência para ajudar a melhorar as políticas de refugiados no mundo”, afirmou.
Durante a visita, Jolie também conversou com lideranças de diferentes nacionalidades que integram o movimento migrante em São Paulo. Embaixadora da Organização das Nações Unidas (ONU) há três anos, a atriz tem se dedicado a causas humanitárias, especialmente relacionadas a conflitos, deslocamentos forçados e direitos humanos.
Na quinta-feira (3), ela esteve em Brasília, onde se encontrou com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. “Falamos sobre o papel que o mundo pode cumprir no apoio aos povos indígenas brasileiros, a importância da defesa dos territórios demarcados e apresentei algumas iniciativas do poder público brasileiro, como os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs)”, escreveu a ministra em suas redes sociais.
Jolie também se reuniu com o cacique Raoni, uma das mais importantes lideranças indígenas do país, em uma agenda que evidencia o compromisso da atriz com pautas socioambientais no Brasil.
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/cdhic_imigrante/Instagram