Nova padronização dos bancos inclui ícones e termos visuais que ajudam a distinguir pagamentos agendados dos concluídos e reduzem golpes com falsos comprovantes
A identificação de comprovantes de Pix ficou mais clara e segura. Desde a última terça-feira (1º), todos os bancos passaram a adotar uma padronização visual para diferenciar pagamentos agendados dos já concluídos. A medida, determinada pelo Banco Central, tem como objetivo combater o golpe do falso comprovante, que vinha prejudicando principalmente vendedores e prestadores de serviço.
Agora, ao agendar um Pix, o comprovante exibirá o termo “Agendamento Pix” e ícones visuais como um relógio ou calendário. Isso facilita a percepção de que a transferência ainda não foi realizada, evitando confusões e fraudes.
Esse tipo de golpe acontecia quando golpistas mostravam comprovantes de pagamentos agendados como se fossem definitivos. Sem tempo para checar com atenção, a vítima acreditava na transferência e entregava o produto ou serviço, mas o golpista cancelava o agendamento antes da data.
Além disso, os comprovantes de Pix concluídos também ganharam um novo ícone: um sinal de confirmação, que reforça visualmente a finalização da operação. A implementação desses elementos é obrigatória para todas as instituições financeiras que oferecem o serviço.
Com a mudança, o Banco Central espera aumentar a segurança nas transações via Pix e proteger os usuários contra fraudes cada vez mais comuns.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Beatriz Orle/O Globo