Ex-presidente permanece hospitalizado com suspeita de obstrução intestinal; médicos avaliam intervenção neste domingo
O ex-presidente Jair Bolsonaro segue sob cuidados médicos desde a última sexta-feira (11), após sentir fortes dores na região abdominal durante compromissos no interior do Rio Grande do Norte. Transferido para o Hospital DF Star, em Brasília, Bolsonaro será reavaliado neste domingo (13), quando os médicos decidirão se será necessário realizar uma cirurgia de grande porte.
Segundo o médico Leandro Echenique, a possível cirurgia será para tratar uma obstrução intestinal. O procedimento, caso confirmado, envolverá a retirada de uma tela colocada anteriormente e a correção das alças do intestino, afetadas por intervenções cirúrgicas anteriores — especialmente após o atentado que sofreu em 2018.
“É uma cirurgia aberta, que vai corrigir essa parte da obstrução das alças intestinais. Vai tirar a tela que ele tem, recolocar. Então, é uma cirurgia bem extensa. Veja bem, é um abdômen que já foi muito manipulado, desde 2018, quando ocorreu a facada”, diz o médico de Jair, Leandro.
Apesar de o paciente estar com pressão estável e apresentar melhora na dor, o médico alertou que isso não indica recuperação da obstrução. “O quadro abdominal permanece o mesmo”, disse Echenique em entrevista ao jornal O Globo. Um novo boletim médico será divulgado ainda hoje pela equipe responsável.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Instagram/@jairmessiasbolsonaro