Artista teve carreira marcada por produções cult e parcerias com grandes cineastas; causa da morte não foi divulgada
O ator Nicky Katt, conhecido por papéis marcantes em filmes como Escola do Rock, Jovens, Loucos e Rebeldes e por uma participação na série Friends, morreu aos 54 anos. A informação foi confirmada por seu advogado à revista Variety. Katt faleceu no dia 8 de abril, nos Estados Unidos, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.
Katt começou a carreira como astro mirim e ganhou reconhecimento por interpretar personagens intensos em produções do cinema alternativo dos anos 1990 e 2000. Um de seus papéis mais lembrados é o de Clint Bruno em Jovens, Loucos e Rebeldes, filme dirigido por Richard Linklater, com quem trabalhou também em Suburbia e Waking Life.
O ator teve ainda papéis em duas produções dirigidas por Christopher Nolan — Insônia e Batman: O Cavaleiro das Trevas —, além de atuar em obras assinadas por cineastas renomados como Kathryn Bigelow (Strange Days), Neil Jordan (Brave) e Joel Schumacher, em Tempo de Matar e Batman & Robin.
Seu último trabalho na TV foi uma participação especial em um episódio da série Casual, em 2018. Desde então, Katt havia se afastado da vida pública.
Versátil e dono de uma atuação intensa, Nicky Katt construiu uma carreira sólida em papéis coadjuvantes que marcaram o cinema independente americano, deixando uma memória afetiva para os fãs das produções cult das últimas décadas.
Por: Lucas Reis
Foto:James Michael Tyler (Foto: Getty Images)