Equipes da Comurg e da Seinfra têm intensificado os trabalhos de limpeza de lotes privados e áreas públicas, coleta de lixo, mudança na iluminação pública e recuperação da malha viária
Em 100 dias de gestão de Sandro Mabel, Goiânia recebeu várias frentes de trabalho de manutenção urbana para devolver qualidade de vida aos goianienses. Durante meses, a cidade vinha sofrendo com o descaso com a zeladoria e eram corriqueiras as reclamações de moradores por causa de mato alto, lixo acumulado e coleta irregular nos bairros.
Nesses três meses, a força-tarefa de limpeza já resultou em mais de 419 mil toneladas de entulhos recolhidos da cidade. O prefeito Sandro Mabel tem ampliado os locais para descarte de resíduos inorgânicos. Além dos cinco Ecopontos, Goiânia conta com oito pontos provisórios que recebem 450 toneladas de entulhos diariamente. Eles estarão devidamente sinalizados com os materiais que podem ser deixados no local, como entulhos, recicláveis, madeiras e móveis. O volume autorizado é de 2 m³ por pessoa, por dia, equivalente a uma carretinha ou caçamba de veículo utilitário pequeno.
Os locais foram escolhidos por demanda com o objetivo de evitar com que o lixo fosse jogado em lotes baldios pela cidade. Esses pontos estão sendo limpos diariamente. A prefeitura também tem reforçado o trabalho de conscientização da população para evitar que esses resíduos sejam colocados de maneira errônea pela cidade e que priorizem esses locais, que são preparados para o descarte.
Mais limpeza
Os mutirões têm sido uma excelente ferramenta para acelerar os serviços de zeladoria urbana da cidade. Em cada edição, o bairro chefe e setores próximos recebem serviços de de varrição mecanizada, remoção e retirada de entulho, roçagem de lotes, coleta e transporte de lixo doméstico e seletivo, manutenção de erosões e alagamentos, limpeza de bueiros e redes coletoras de águas pluviais e bocas de lobo, entre outros. Até o momento, 31 edições já foram realizadas e os serviços já passaram por todas as sete regiões de Goiânia.
A Comurg já realizou a roçagem de mais de 33 milhões de metros quadrados de áreas públicas e lotes particulares que foram autuados pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). Além disso, a empresa ainda realizou a varrição de mais de 35 milhões de quilômetros de vias da cidade. Também foram limpos mais de 106 mil metros quadrados de nascentes e córregos de Goiânia e a manutenção em mais de 235 mil metros quadrados de praças.
Para prevenir possíveis acidentes, também foram realizadas podas de mais quase 38 mil árvores para evitar quedas em casas ou veículos ou que os galhos encostem na fiação elétrica. Também em caráter preventivo, foram extirpadas 1.694 árvores que estavam condenadas ou que ofereciam algum risco à população. Vale reforçar que a retirada de árvores só acontece após um estudo precedido por um laudo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Nesse mesmo período, já foram plantadas 2.160 árvores das mais variadas espécies.
Brilha Goiânia
Outra frente de trabalho feita nos mutirões fica a cargo da Seinfra. As equipes realizam, por meio do programa Brilha Goiânia, a troca de lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED. Até o momento, a iniciativa já realizou a mudança em 25.899 pontos atendidos, sendo a manutenção de 9.420 pontos e a instalação de 16.479 novas lâmpadas. Os trabalhos já passaram por setores como Centro, Região Noroeste e Jardim Guanabara, por exemplo. O programa é fruto de uma Parceria Público-Privada que tem como objetivo fazer a troca, manutenção e modernização de 100% da rede de iluminação pública da capital. O investimento total é de R$ 1,4 bilhão ao longo de 25 anos.
Malha viária
Outra reclamação dos goianienses era o descaso com a manutenção da malha viária da cidade. A gestão Mabel também tem feito uma ampla frente de trabalho em vários setores de Goiânia, onde 191.859 buracos foram tapados. Além disso, também há um trabalho de recuperação de ruas e avenidas. No Jardim Novo Mundo, por exemplo, foram mais de 30 quilômetros de asfalto novo em 81 ruas do setor pelo Programa Pavimentação 500 KM. Agora, o benefício está em vias do Setor Cidade Jardim. Até o momento, a Seinfra já utilizou mais de 8,6 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nesses trabalhos, que é o tipo de asfaltamento utilizado na capital.
Drenagem sem obstrução
Os trabalhadores da Seinfra realizaram a limpeza de mais de 16 mil bocas de lobo, 1.033 poços de visitas, 145.357 metros de ramais e 762 bueiros, totalizando mais de 17 mil toneladas de resíduos retirados da rede de drenagem da capital para facilitar o escoamento da água da chuva e evitar alagamentos. A retirada de toda a sujeita acontece de maneira manual ou por uso do caminhão hidrojato.
Ainda no trabalho de recuperação, os servidores revitalizaram 545 bocas de lobo e 25 poços de visita. Também repuseram 141 tampas de bocas de lobo e 95 de poços de visita que estavam danificados. Os colaboradores recuperaram mais de 2 mil metros de meios-fios e foi feita a contenção de mais de 3.825 m³ de erosão para evitar futuros problemas no escoamento de água durante os 100 dias de gestão.
O prefeito Sandro Mabel afirma que os trabalhos de zeladoria urbana serão intensificados para que toda a cidade seja assistida em curto prazo. “A gente tem feito mutirões para acelerar que vários bairros recebam melhorias e fiquem mais bonitos aos goianienses. Nossa cidade estava malcuidada, com mato alto, mas estamos mudando esse cenário e, em breve, Goiânia estará com nova cara”, pontua.
O governador Ronaldo Caiado parabenizou Mabel e disse que já é perceptível a mudança da capital em pouco mais de três meses de gestão. “Goiânia já tem uma nova cara. Era uma cidade que estava encardida, a população estava desencantada. Agora, estamos vendo um novo momento, com recuperação de espaços e melhoria da qualidade de vida”, afirmou Caiado.
Por: Redação
Foto: Alex Malheiros