Dez hospitais da rede estadual de saúde de Goiás receberam o reconhecimento de Alta Conformidade, na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – Hospitais com UTI 2024, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O resultado, divulgado durante a campanha Abril Verde, comprova a qualidade dos serviços de saúde e segurança no ambiente de trabalho oferecidos aos pacientes pelo Governo de Goiás.
“Este reconhecimento é reflexo do trabalho integrado entre os profissionais de saúde e da implementação efetiva de protocolos de segurança assistencial, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”, avalia o secretário Rasível Santos.
Alta Conformidade da Anvisa
Realizada anualmente pela Anvisa, a avaliação analisa a adesão dos hospitais com UTI às diretrizes nacionais de segurança do paciente. Os resultados são obtidos por meio de 21 indicadores informados pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
As unidades da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em Alta conformidade são: Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana); Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugol); Hospital Estadual de Formosa (HEF); Hospital Dr. Alberto Rassi (HGG); Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso); Hospital da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu); Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT): Hospital de Trindade (Hetrin); Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) e Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).
Abril Verde
Durante o Abril Verde, a SES reforça o compromisso com ações que fortalecem a segurança nas unidades de saúde, promovem ambientes mais seguros para trabalhadores e pacientes e consolidam práticas que salvam vidas.
Também para fortalecer a regionalização da saúde, a SES criou, em janeiro de 2025, o Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente, que tem o objetivo de fortalecer a segurança do paciente no estado, oferecendo suporte à gestão na tomada de decisões e contribuindo para a redução de eventos adversos na saúde.
Por: Redação
Foto: SES