Mesmo em recuperação de problemas de saúde, pontífice surge na sacada da Basílica de São Pedro e saúda fiéis reunidos no Vaticano
Neste domingo de Páscoa (20), o Papa Francisco, de 88 anos, fez uma breve e emocionante aparição na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Em meio à incerteza sobre sua presença, o pontífice surpreendeu os fiéis ao surgir discretamente e acenar para a multidão reunida na Praça de São Pedro.
A Santa Sé havia informado que a participação do papa nas celebrações dependeria de sua condição física e das condições climáticas. Apesar do tempo nublado, a manhã foi sem chuva, o que permitiu sua presença simbólica.
Esta foi a primeira vez, desde o início de seu papado em 2013, que Francisco ficou ausente da maioria dos compromissos da Semana Santa. Ele não participou da tradicional Via Sacra próxima ao Coliseu, na sexta-feira (18), nem da Vigília Pascal na noite de sábado (19).
A missa de Páscoa teve início às 8h30 (horário local) e reuniu cerca de 300 membros do clero, entre padres, bispos e cardeais.
Mesmo com limitações, o gesto do Papa foi recebido com comoção pelos católicos, que o aplaudiram e celebraram sua força e dedicação ao ministério.
Ver esta publicação no Instagram
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/Vaticano