Ex-presidente recebeu notificação judicial sobre ação penal ligada à tentativa de golpe, após aparecer ao vivo direto do leito hospitalar
Mesmo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi oficialmente intimado nesta quarta-feira (23) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A notificação diz respeito ao processo criminal em que Bolsonaro é acusado de participação em uma tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.
A intimação estava prevista desde o início do mês, quando o ministro Alexandre de Moraes determinou que os denunciados pelo chamado “núcleo 1” da investigação fossem comunicados. No entanto, a entrega foi adiada por conta do procedimento cirúrgico ao qual Bolsonaro foi submetido no dia 12.
O quadro mudou após Bolsonaro realizar uma live direto da UTI, o que levou o STF a considerar que ele estava apto a receber o oficial de Justiça. A partir de agora, o processo entra na fase de instrução, com coleta de provas e depoimentos.
O ex-presidente e os demais envolvidos são acusados de crimes como tentativa de golpe de Estado, formação de organização criminosa armada e dano ao patrimônio público. Se condenado, Bolsonaro pode pegar mais de 30 anos de prisão.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Instagram/@jairmessiasbolsonaro