Atendendo a seu desejo, Francisco foi sepultado fora do Vaticano pela primeira vez em mais de um século
Neste domingo (27), o Vaticano divulgou as primeiras imagens do local de descanso final do papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21). O sepultamento aconteceu no sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, atendendo a um pedido pessoal do pontífice.
A lápide, de aparência simples, exibe tons claros, uma cruz prateada ao centro e o nome “Franciscus” gravado. Esta foi a primeira vez desde 1903 que um papa foi enterrado fora dos limites do Vaticano.
Devoto fervoroso de Santa Maria Maior, Francisco desejava repousar próximo ao ícone de Maria “Salus Populi Romani”, considerado um símbolo de proteção do povo romano, e atribuído ao evangelista São Lucas — uma tradição profundamente valorizada pelos Jesuítas.
Segundo comunicado da Santa Sé, “o papa Francisco descansa agora entre a Capela Sforza e a Capela Paulina, sob a proteção de Maria Salus Populi Romani, com quem ele manterá eterna comunhão”.
A Basílica de Santa Maria Maior já abriu as portas para visitação pública desde este domingo (27), permitindo que fiéis prestem suas homenagens.
Ver esta publicação no Instagram
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Vatican