Autoridades investigam se ciberataque pode ter provocado a queda de energia na Península Ibérica
Um apagão de grandes proporções atingiu nesta segunda-feira (28) toda a Península Ibérica abrangendo Portugal, Espanha e partes da França —, deixando milhões de pessoas sem eletricidade. A queda no fornecimento começou por volta das 12h30 (horário local), e as causas ainda estão sendo investigadas.
A Red Eléctrica, empresa responsável pela transmissão de energia na Espanha, informou que ativou seus planos de contingência para restabelecer o serviço em parceria com outras companhias do setor. “Todos os recursos estão sendo dedicados para resolver o problema. Já começamos a recuperar energia no norte e no sul da península”, publicou a empresa no X (antigo Twitter).
Segundo o jornal El País, trata-se do maior apagão da história recente da Espanha. Comunicações móveis, semáforos, estações de trem, aeroportos, comércios e edifícios foram afetados. Há relatos de centenas de incidentes com pessoas presas em elevadores.
Em Portugal, o cenário foi semelhante. Estações de metrô ficaram paralisadas, forçando passageiros a seguir o trajeto a pé. A Polícia de Segurança Pública deslocou agentes para controlar o trânsito e ajudar moradores presos em elevadores.
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, declarou à emissora RTP 3 que uma das hipóteses para o apagão é a ocorrência de um ciberataque. “Há essa possibilidade, mas ainda não está confirmada”, disse.
Enquanto isso, a energização gradual da rede continua. As autoridades dos três países afetados pedem que a população evite deslocamentos desnecessários até a completa normalização dos serviços.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Redes Sociais