Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Roberto Corrêa / Vila Nova F.C.
O deputado estadual Talles Barreto (União Brasil), apresentou nesta semana um projeto que propõe a criação do Dia do Torcedor do Vila Nova. A ideia é que a data seja comemorada anualmente no dia 29 de julho. De acordo com o projeto, o objetivo é “reconhecer a importância histórica, cultural e social da torcida do Vila Nova Futebol Clube” para o estado de Goiás.
A data foi pensada justamente no dia do aniversário do clube, que foi fundado em 29 de julho de 1943. Ainda mais, o projeto destaca o apoio incondicional da torcida, especial da organizada tradicional chamada “Torcida Esquadrão Vilanovente (TEV)”, sendo esses elementos importantes para a identidade esportiva da cultura do estado.
Mais sobre o projeto de lei do “Dia do Torcedor do Vila Nova”
Ao ser aprovada, a data entrará no calendário cívico do estado. Além disso, algumas ações estão previstas, como: eventos festivos no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA) e no Serra Dourada, exibições de jogos históricos, apresentações culturais, atividades para crianças e jovens, exposições sobre a trajetória da torcida, campanhas educativas em escolas e ações sociais em parceria com a TEV.
Assim, a ideia do projeto é firmar parcerias com o próprio clube, a Federação Goiano de Futebol e também a iniciativa privada. Ainda mais, a lei permite o repasse de recursos para a realização dos eventos. Por fim, o texto também prevê a criação de uma comissão para planejar as atividades do evento anualmente.
Na justificativa da proposta, o deputado relembrou a origem do clube, que foi fundamento por um grupo liderado pelo padre José Balestiere. O nome “Vila Nova” foi escolhido por referência ao bairro homônimo em Goiânia, um dos mais tradicionais da capital goiana.