Cardeais se reúnem para rito solene e iniciam votação que definirá sucessor de Francisco nos próximos dias
O Vaticano abriu oficialmente, nesta quarta-feira (7), o conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica. A missa Pro Eligendo Pontifice foi celebrada na Basílica de São Pedro, marcando o início do processo que definirá o sucessor do Papa Francisco, falecido em abril aos 88 anos. A cerimônia teve início às 5h (horário de Brasília) e durou cerca de uma hora e meia. Este é o último compromisso público dos cardeais antes do início das votações.
A celebração foi conduzida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re. Durante a missa, os cardeais realizaram orações e cânticos pedindo orientação divina para a escolha do próximo Pontífice. Homenagens emocionaram os fiéis ao relembrar a trajetória de Francisco, com preces como “oremos pelo falecido romano Pontífice Francisco”, destacando seu legado.
Encerrada a cerimônia, os cardeais seguiram em procissão até a Capela Sistina ao som do hino Veni Creator Spiritus. Lá, eles prestaram juramento de confidencialidade sobre o processo eleitoral, mantendo a tradição que remonta ao século XIII.
O conclave reúne 133 cardeais com menos de 80 anos, incluindo sete brasileiros. Para eleger o novo Papa, são necessários ao menos 89 votos. A primeira votação está prevista para ocorrer às 14h (de Brasília), e a expectativa é que as deliberações levem de dois a três dias, com votações contínuas até que um nome atinja a maioria qualificada.
O momento mais aguardado será a fumaça que sairá da chaminé da Capela Sistina — preta, se nenhum nome for escolhido; branca, caso a Igreja Católica tenha um novo Papa.
A primeira fumaça está prevista para as 14h desta quarta-feira (horário de Brasília). Se não houver definição, novas votações ocorrerão nos dias seguintes, com quatro rodadas diárias. A partir do segundo dia, as fumaças devem aparecer às 5h30 ou 7h e 12h30 ou 14h.
Caso um nome alcance o quórum logo na primeira votação do dia, a fumaça branca poderá surgir antes do previsto. O anúncio oficial, com o tradicional “Habemus Papam”, acontece entre 45 minutos e uma hora após a eleição, com o novo Papa se apresentando na sacada da Basílica de São Pedro.
Se, após três dias, nenhum consenso for alcançado, as votações serão pausadas para um dia dedicado à oração.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Vatican News