Intervenção que pode durar mais de 15 horas mobiliza equipe multidisciplinar e é a 23ª separação comandada por Zacharias Calil
As irmãs Kiraz e Aruna, de 1 ano e 6 meses, estão passando neste sábado (10) por uma cirurgia delicada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), em Goiânia. O procedimento, liderado pelo cirurgião Zacharias Calil, é a 23ª separação de siameses realizada pelo médico e figura entre as mais desafiadoras já conduzidas em território goiano.
De acordo com a equipe médica, a preparação da operação teve início há aproximadamente seis meses, com foco em garantir as melhores condições para as crianças. “São cerca de 16 profissionais envolvidos entre eles quatro anestesistas, residentes, três urologias, pediatras e ortopedistas. A cirurgia tem um custo de mais de R$ 2 milhões e é custeada totalmente pelo SUS”, disse Zacharias.
As gêmeas, que vieram de São Paulo, foram mantidas sob isolamento e receberam medicamentos preventivos para evitar infecções respiratórias, que poderiam inviabilizar o procedimento. O caso de Kiraz e Aruna é classificado como esquiópago triplo, já que elas compartilham o osso ísquio, a pelve, o abdômen, o tórax, além de apresentarem três pernas — fator que eleva a complexidade da separação.
A operação, que conta com a atuação de especialistas em anestesia, urologia, pediatria e ortopedia, deve ultrapassar as 15 horas de duração.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Redes Sociais