Novo pontífice afirma que Igreja deve enfrentar desafios da inteligência artificial com base na doutrina social católica
O Papa Leão XIV presidiu na manhã deste sábado, 10 de maio, sua primeira reunião com todos os cardeais no Vaticano. Em um discurso marcado pela espiritualidade, memória e compromisso com o futuro, o novo líder da Igreja Católica explicou por que escolheu o nome Leão XIV, evocando a figura de Leão XIII e sua histórica encíclica Rerum Novarum, que abordou a questão social diante da revolução industrial.
“Leão XIII enfrentou os desafios da primeira grande revolução industrial. Hoje, a Igreja precisa oferecer sua doutrina social como resposta aos impactos da nova revolução tecnológica e da inteligência artificial, que colocam em risco a dignidade humana, a justiça e o trabalho”, afirmou o Papa.
Durante o encontro de duas horas, o pontífice norte-americano também homenageou seu antecessor, o Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril em decorrência de um AVC. Ele destacou o “estilo de plena dedicação e sobriedade essencial” de Jorge Bergoglio, além de reafirmar o compromisso com uma Igreja missionária, voltada ao diálogo e à paz.
“Vamos assumir este precioso legado e retomemos o nosso caminho, animados pela mesma esperança que vem da fé”, declarou Leão XIV, que é identificado com a ala reformista da Igreja. Ele ainda reiterou que o Papa, “desde Pedro até mim, seu indigno sucessor, é apenas um servo de Deus e dos irmãos”.
O discurso reforçou os compromissos já apresentados por Leão XIV na sacada central da Basílica de São Pedro, logo após sua eleição, quando defendeu a construção de pontes de diálogo e a presença ativa da Igreja junto aos mais necessitados.
Ao final, o pontífice agradeceu o apoio dos cardeais e pediu que não o deixem sozinho na condução da Igreja, que hoje reúne mais de um bilhão de fiéis no mundo. “Este jugo está além das forças de qualquer pessoa, mas sei que posso contar com a graça de Deus e com a proximidade de tantos irmãos e irmãs que creem, oram e apoiam o Vigário de Cristo.”
Por: Lucas Reis
Foto: Divulgação/Vatican News