Robert Prevost, de 69 anos, fará neste domingo sua primeira oração pública como Papa, diretamente da sacada da Basílica de São Pedro
O Vaticano divulgou neste sábado (10) a imagem oficial da assinatura do papa Leão XIV, o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos. Aos 69 anos, o cardeal Robert Francis Prevost foi eleito na última quinta-feira (8) para liderar a Igreja Católica, e a foto de sua assinatura será distribuída a todas as dioceses do mundo por meio do Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
Neste domingo (11), Leão XIV fará sua primeira oração pública como papa. Ele rezará o Regina Coeli — expressão em latim que significa “Rainha do Céu” — uma prece tradicional do período pascal, substituta do Angelus durante o tempo litúrgico da Páscoa. A cerimônia acontece, como de costume, da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e costuma atrair fiéis e turistas de todas as partes do mundo.
A escolha de Leão XIV marca um momento histórico para a Igreja Católica, não apenas por sua origem norte-americana, mas também pelo perfil conciliador e pastoral atribuído a Prevost. O novo papa assume o posto com o desafio de conduzir a Igreja diante de tensões internas, modernizações e diálogos inter-religiosos.
Por: Lucas Reis
Foto :Divulgação/Vaticano