Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
Uma situação inacreditável aconteceu na noite do último domingo (11), em Texistepec, no estado de Veracruz, no México. A candidata a prefeita da cidade, Yesenia Lara Gutiérrez, do partido governista Morena, foi atingida por disparados quando cumprimentava eleitores em um bairro.
O caso aconteceu em um evento eleitoral que contava com marcha de seguidores e motociata transmitido ao vivo pelo Facebook. Além da política, morreram um homem e a filha de Yesenia, contou a governadora de Veracruz, Rocío Nahle. De acordo com a imprensa local, foram ao menos 20 disparos (VÍDEO ABAIXO: IMAGENS FORTES!).
“Encontraremos os responsáveis pelo assassinato covarde da candidata do Morena e seus apoiadores em Texistepec. Foram quatro mortos e três feridos”, disse Rocío em rede social.
Vale destacar que as eleições municipais estão marcadas para o 1º de junho. De acordo com a imprensa local, há uma forte suspeita que os dois autores tenham ligação com algum cartel de drogas que atua na região. Ainda mais, os motivos do crime não foram esclarecidos e devem ser investigados pelas autoridades do país.
Considerado o “berço do narcotráfico”, o México é sempre palco de situações sangrentas relacionadas a assassinatos de políticos. Há cerca de duas semanas, Germán Anuar Valencia, que também é do partido o governo atual mexicano, acabou sendo morto a tiros no mesmo estado. Assim, ele estava em sua sede de campanha na cidade de Coxquihui, no norte de Veracruz.
Ainda mais, alguns casos bizarros recentes também ganharam destaque na mídia internacional. Por fim, o mais assustador foi envolvendo o prefeito da capital de Guerrero, Chilpancingo. Ele foi decapitado e teve sua cabeça deixada em seu carro menos de uma semana após assumir o cargo em outubro passado.
#Nación | Este es el momento en el que fue asesinada la candidata de @PartidoMorenaMx a la alcaldía de Texistepec, #Veracruz, Yesenia Lara Gutiérrez. Su cuerpo fue cubierto con una bandera de #Morena.
El @GobiernoVer informó que hay cuatro personas muertas y tres heridos. pic.twitter.com/TYJowsJfen
— Madriguera Noticias (@madriguera_news) May 12, 2025