Segurados começam a ser notificados e têm até o final do processo para solicitar reembolso; 9 milhões de pessoas foram afetadas
A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm a possibilidade de pedir a devolução dos valores descontados de forma indevida nos últimos anos. A solicitação pode ser feita de maneira simples, através do aplicativo Meu INSS, do site oficial ou por telefone, e faz parte de uma série de ações para corrigir falhas nos descontos por entidades associativas não autorizadas.
Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser informados na terça-feira (13) sobre os descontos aplicados por essas entidades. O INSS lançou uma nova funcionalidade no aplicativo, chamada “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, que permite aos beneficiários checar os descontos realizados e o nome das entidades responsáveis. Caso identifiquem que os descontos não foram autorizados, os segurados podem pedir o reembolso diretamente por esses canais.
A autarquia também alertou que, devido ao grande volume de acessos ao aplicativo, pode haver instabilidade no sistema. No entanto, o INSS afirmou que a Dataprev, empresa responsável pela plataforma, está monitorando a situação para garantir a estabilidade do serviço. Além disso, o governo está negociando com os Correios para abrir suas agências para atendimento presencial aos segurados que não possuem acesso a meios eletrônicos.
Para acessar a notificação e fazer o pedido de devolução, os segurados precisam baixar o aplicativo Meu INSS, disponível para IOS e Android. Após o download, é necessário criar uma conta utilizando o CPF e uma senha de acesso, que também será usada em outros serviços públicos. O INSS lembra que qualquer mensagem recebida por telefone ou SMS não é oficial, e que os únicos meios para fazer a solicitação de devolução são os canais digitais.
Em caso de dificuldades no uso do aplicativo ou dúvidas sobre o processo, os beneficiários podem entrar em contato com a central de atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, sendo recomendados os horários após as 16h ou aos sábados para um atendimento mais rápido.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil