Ações da Polícia Federal miram organizações criminosas que atuavam no transporte interestadual de entorpecentes; mandados foram cumpridos em cidades de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais
A Polícia Federal deflagrou recentemente duas operações de combate ao tráfico de drogas com foco no estado de Goiás e em outras três unidades da federação. As investigações revelam a atuação de organizações criminosas envolvidas no transporte interestadual e internacional de entorpecentes.
Na mais recente, chamada Operação Forragem, foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão em Goiânia, Rubiataba, Ceres, Rialma e São Luiz do Norte. A PF prendeu um dos alvos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A ofensiva é parte de uma série de ações que buscam desarticular rotas de distribuição de drogas em diversos estados.
Em outra frente, realizada em outubro do ano passado, a PF agiu contra um grupo que utilizava aeronaves para transportar cocaína da Bolívia ao Brasil. A operação teve início após a apreensão de mais de 500 quilos da droga em um avião, no Mato Grosso. Mandados foram cumpridos em municípios de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pernambuco e Minas Gerais.
As ações também resultaram no bloqueio de bens e valores ligados aos investigados. De acordo com a Polícia Federal, os trabalhos fazem parte de uma estratégia nacional para enfraquecer as estruturas financeiras e logísticas do tráfico de drogas no país.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Divulgação/Pf