Operação conjunta entre autoridades brasileiras e bolivianas localiza foragido em Santa Cruz de la Sierra
Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta e apontado como o substituto de Marcola na liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso na tarde desta sexta-feira (16) na Bolívia. A captura foi feita durante uma ação coordenada entre a Polícia Federal do Brasil e a Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC), em Santa Cruz de la Sierra.
A CNN confirmou a prisão com fontes da Polícia Federal brasileira. Segundo informações, Tuta foi detido por portar documentação falsa, o que levou à sua identificação e posterior custódia pelas autoridades bolivianas.
De acordo com a PF, o criminoso tem condenações no Brasil por envolvimento com organização criminosa e lavagem de dinheiro, totalizando mais de 12 anos de pena. Seu nome estava inserido na Lista Vermelha da Interpol, uma difusão internacional que solicita a cooperação de países para prender fugitivos de alto risco.
No momento, Tuta segue sob custódia da polícia boliviana, aguardando a verificação oficial de sua identidade e os procedimentos legais para sua possível extradição ao Brasil, onde deverá cumprir pena determinada pela Justiça.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução