Cidadãos que não votaram, nem justificaram ausência em três turnos seguidos devem quitar pendências até o fim do dia
Hoje (19) é o último dia para evitar o cancelamento do título de eleitor. A frase marca o alerta final da Justiça Eleitoral para que mais de 5 milhões de eleitores resolvam pendências com o título. O cancelamento afeta quem não participou de três turnos consecutivos, deixou de justificar e não quitou a multa.
Desde março, o TSE tem promovido campanhas de conscientização e lembra que o procedimento é simples, gratuito e pode ser feito online. Basta acessar o Autoatendimento Eleitoral ou o app e-Título, onde é possível checar a situação e pagar multas. O pagamento pode ser feito via boleto, Pix ou cartão — e quem comprovar impossibilidade financeira pode solicitar isenção.
Ficam isentos do cancelamento os cidadãos cujo voto é opcional: adolescentes menores de 18 anos, idosos acima de 70, pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema e analfabetos.
Quem tiver o título cancelado não poderá votar, ser candidato e também será impedido de tirar passaporte, assumir cargos públicos, renovar matrícula em escolas estatais e participar de concursos.
A depuração do cadastro, feita rotineiramente em anos sem pleitos, também remove eleitores já falecidos, desde que haja apresentação de certidão de óbito.
A mensagem é clara: se você ainda não regularizou seu título, aproveite o último dia. Estar em dia com a Justiça Eleitoral é um dever que garante o pleno exercício da cidadania.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Divulgação/TSE