Alckmin entregou pessoalmente o convite ao novo pontífice após cerimônia no Vaticano
O vice-presidente Geraldo Alckmin participou neste domingo (18), no Vaticano, da cerimônia de posse do Papa Leão XIV e aproveitou a ocasião para entregar uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidando o líder religioso a visitar o Brasil em novembro de 2025, durante a COP 30, em Belém.
O encontro entre Alckmin e o Papa foi breve, mas simbólico. O vice cumprimentou o pontífice e beijou sua mão logo após a missa inaugural do novo papado.
Ver esta publicação no Instagram
Nas redes sociais, Alckmin escreveu:
“levo o convite do nosso presidente para que Sua Santidade esteja presente na COP 30, em Belém do Pará, uma vez que a preocupação ambiental é uma das prioridades do pontificado. O novo Papa traz a missão de semear a paz e encher o mundo de esperança”.
A COP 30 será a 30ª edição da Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, um dos principais fóruns globais de discussão sobre aquecimento global, redução de emissões e sustentabilidade. Criado em 1995, o encontro reúne chefes de Estado, cientistas e representantes da sociedade civil.
A capital paraense será palco da primeira edição da COP em plena Amazônia, fato que reforça o protagonismo brasileiro nas discussões sobre clima e preservação das florestas tropicais. A expectativa é de avanços em metas ambientais e em políticas de financiamento climático para países em desenvolvimento.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Vatican News