Mais de 1,8 milhão de vítimas já solicitaram o ressarcimento, segundo o Instituto
As agências dos Correios começarão, a partir do próximo dia 30 de maio, a atender aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios, resultado do esquema de fraude descoberto no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Além do atendimento presencial nas agências, os prejudicados poderão solicitar o ressarcimento dos valores indevidamente descontados por meio do aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone, no número 135.
De acordo com estimativas do próprio INSS, aproximadamente 9 milhões de aposentados e pensionistas foram afetados pela fraude. Até o momento, mais de 1,8 milhão de pessoas já solicitaram a devolução dos valores.
A investigação revelou um esquema robusto, que culminou na operação “Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A ação contou ainda com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
Como consequência direta da descoberta da fraude, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado, assim como o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que também deixou o cargo.
O atendimento presencial nas agências dos Correios busca facilitar o acesso das vítimas à reparação, principalmente aqueles que enfrentam dificuldades no uso de meios digitais.
Por: Lucas Reis
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil