Mais de 900 vagas são oferecidas pelo Programa Start para estudantes de 8 a 20 anos; iniciativa busca capacitar jovens em tecnologia
O Programa Start, uma ação do Goiás Social coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de robótica e novas tecnologias, totalizando mais de 900 vagas.
O objetivo é incluir jovens em situação de vulnerabilidade social no universo tecnológico, estimulando habilidades em áreas com alta demanda de profissionais. Os interessados podem se inscrever até 29 de maio de 2025 através do formulário eletrônico disponível no site oficial.
Podem participar alunos entre 8 e 20 anos da rede pública ou bolsistas de escolas privadas. Para o núcleo do Centro de Juventude Tecendo o Futuro da OVG, no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, a idade mínima é de 12 anos. O edital também reserva 50% das vagas para candidatas do sexo feminino.
Para a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o programa é uma ação transformadora:
“A educação é uma aliada fundamental para a verdadeira emancipação social e, com o programa Start, conseguimos ofertar cursos nesta área que tem hoje uma grande demanda de mão de obra qualificada, preparando os jovens goianos para amanhã serem competitivos nesse mercado de trabalho”, diz.
O curso ocorre em 17 municípios, incluindo Goiânia, Anápolis, Valparaíso, Catalão, Aparecida de Goiânia, Pirenópolis, entre outros. As aulas terão início previsto para 9 de junho, e as matrículas dos aprovados acontecem na primeira quinzena do mesmo mês.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto,
“O programa é o início da nossa jornada de formação de capital humano qualificado em tecnologia, e tem ajudado a inserir várias crianças e jovens no mundo da tecnologia, entendendo que isso pode mudar a vida delas e de suas famílias. A média salarial das carreiras de tecnologia é 85% superior à das demais profissões”, explica.
O curso é dividido em três etapas: introdução à robótica, robótica com impressão 3D, e tecnologias avançadas, como inteligência artificial. O edital atual é para ingresso no primeiro módulo. Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp: (62) 99627-6899.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Secti