Dois gansos e um cisne negro morreram; casos foram confirmados pela UFMG e governo de Minas Gerais
A prefeitura de Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou nesta terça-feira (27) que sete pessoas estão em isolamento após terem tido contato direto com aves infectadas pela gripe aviária. O foco da doença foi confirmado pelo governo de Minas Gerais, que classificou a ocorrência como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
Segundo o prefeito Renilton Ribeiro (Republicanos), os animais infectados dois gansos e um cisne negro morreram no dia 16 de maio em um sítio da cidade. As aves foram encaminhadas para análise na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que confirmou o diagnóstico positivo para a doença.
As sete pessoas isoladas são trabalhadores da propriedade onde estavam as aves. Elas permanecerão sob monitoramento por dez dias, conforme protocolos sanitários, para verificar a ocorrência de eventuais sintomas da gripe aviária. “Até o momento, não há nenhum registro de sintomas entre elas”, informou o prefeito à Itatiaia.
Ribeiro destacou que as aves afetadas são ornamentais, sem qualquer relação com a produção comercial de carne de frango ou ovos. “A população pode ficar tranquila, não há risco associado ao consumo desses produtos”, garantiu.
Equipes da prefeitura e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) seguem realizando inspeções no local para identificar se outras aves da propriedade podem ter sido contaminadas. A suspeita inicial do IMA é que a infecção tenha ocorrido a partir de uma ave silvestre migratória que entrou na área e transmitiu o vírus.
As autoridades de saúde reforçam que o monitoramento será mantido e pedem que moradores fiquem atentos, mas tranquilos, já que todas as medidas de contenção e vigilância estão sendo adotadas.
Por: Tatiane Braz
Foto: Arquivo/Agência Brasil