Em um mês, 1,3 milhão de beneficiários procuraram as agências para esclarecer cobranças não autorizadas
Desde o fim de maio, os Correios têm recebido milhares de aposentados e pensionistas em suas agências para resolver um problema que afeta diretamente o bolso de quem depende do INSS: os descontos indevidos no benefício mensal. Em apenas um mês, mais de 1,3 milhão de pessoas já buscaram atendimento presencial em cerca de 5 mil unidades espalhadas pelo Brasil.
O atendimento foi criado justamente para auxiliar quem tem dificuldade de usar canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, ou não consegue falar com a Central 135. A iniciativa visa oferecer mais acessibilidade e suporte direto aos segurados, principalmente idosos.
Entre os serviços oferecidos nas agências, é possível:
Verificar se houve desconto não autorizado no benefício;
Confirmar se o desconto foi, de fato, permitido;
Contestar cobranças indevidas;
Acompanhar o andamento da contestação após 15 dias úteis;
Conferir documentos enviados por associações;
Receber um protocolo com orientações para continuar o acompanhamento por outros meios.
Os endereços das agências habilitadas podem ser conferidos nesta lista oficial.
Segundo o INSS, o atendimento presencial nos Correios continuará disponível por tempo indeterminado, enquanto houver demanda. A recomendação é que o segurado leve documentos pessoais e extratos de pagamento, caso tenha.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil