Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução/Instagram/@realdonaldtrump
O desentendimento entre Donald Trump e Elon Musk, que eram antigos aliados, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (01/07). Durante uma coletiva de imprensa, o presidente dos Estados Unidos deu a entender que pode deportar Elon Musk. A fala de Trump aconteceu enquanto ele caminhava para inauguração de uma prisão de imigrantes na Flórida.
Ao ser questionado por um repórter sobre a chance deportar o empresário, que é da África do Sul, o presidente norte-americano disse: “Não sei, acho que temos que dar uma olhada. Talvez tenhamos que colocar o Doge no Elon. Você sabe o que é DOGE? DOGE é o monstro que pode ter que voltar a comer Elon. Isso não seria terrível?”, disse.
Ainda mais, Trump confessou aos jornalistas que o empresário está chateado por estar perdendo subsídio para carros elétricos. Contudo, Trump chegou a aumentar o tom em dizer que Musk “pode perder muito mais do que isso”.
Entenda a briga entre Trump e Musk
As falas do acontecem horas antes do republicano sugerir publicamente que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) revisasse os subsídios federais concedidos à Tesla, X (antigo Twitter) e SpaceX, ambas empresas de Elon Musk.
Em outro “ataque” a Musk, Trump afirmou em sua rede social – Truth Social – que os negócios do sul-africano “provavelmente teriam que fechar as portas” sem os incentivos do governo. Ainda mais, o presidente disse que Elon Musk já sabia de sua posição contrária ao “mandato dos carros elétricos”.
“Elon talvez receba mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem esses subsídios, ele provavelmente teria que fechar as portas e voltar para a África do Sul. Nada de lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos — nosso país economizaria uma fortuna. Talvez devêssemos pedir para o DOGE dar uma boa olhada nisso? Há muito dinheiro para economizar!”, afirmou Trump.
Vale destacar que esse pacote fiscal em tramitação no Congresso é um dos principais motivos do rompimento entre Musk e Trump, no final do mês de maio. Musk criticou abertamente a proposta, dizendo que o plano aumentaria os gastos públicos. Por outro lado, em resposta, Trump afirmou que estava “decepcionado” com o empresário.