Greve dos servidores administrativos da educação em Goiânia é suspensa após acordo com prefeitura

@falacanedo/Instagram

Por: Tatiane Braz/portalfalacanedo.com.br

Foto: Reprodução/Sintego


Após 21 dias de paralisação, os servidores administrativos da rede municipal de Educação de Goiânia anunciaram a suspensão da greve.

 

A decisão veio após a aceitação da proposta apresentada pela Prefeitura de Goiânia durante uma assembleia realizada em 18 de março. Com isso, as atividades dos centros municipais de educação infantil (Cmeis) serão retomadas a partir de terça-feira, 19 de março.

A greve teve início em 27 de fevereiro, quando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) informou que a Prefeitura não havia efetivado a nova proposta de plano de carreira para a categoria, mesmo após três meses da última reunião. Este impasse levou os servidores a cruzarem os braços em busca de melhores condições.

Embora a greve tenha sido suspensa, a questão do plano de carreira ainda não foi totalmente solucionada. De acordo com a presidente do Sintego, Bia de Lima, “a busca pelo plano de carreira continua”. No entanto, ela destacou que este será o primeiro projeto de reestruturação de carreira a ser enviado em 2025, conforme acordo firmado junto ao Tribunal de Justiça.

Além da questão do plano de carreira, durante as negociações, foi acordado um reajuste de R$ 350 no auxílio locomoção dos servidores. Também houve o compromisso de celeridade nos processos de progressão parados, com pagamentos previstos em dois lotes.

Dessa forma, embora a greve tenha sido suspensa e as atividades retomadas, o Sintego continua empenhado em buscar melhores condições salariais e de trabalho para os servidores administrativos da rede municipal de Educação de Goiânia. A presidente Bia de Lima declarou: “Os/as Administrativos/as podem contar com o empenho do SINTEGO em busca das melhores condições de salário e dignidade. Seguimos trabalhando para que o Projeto de Lei chegue o mais rápido possível na Câmara Municipal”.

Esta atualização traz um alívio para os pais e alunos que dependem dos serviços oferecidos pelos Cmeis, que agora poderão retomar suas atividades normalmente a partir desta terça-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *