Pela primeira vez na história do município, todo o funcionalismo passa ter progressões, por tempo de serviço, por desempenho e por formação
Por: Redação
Foto Destaque: Victor Rodrigues
Na última quarta-feira, dia 20, a Câmara Municipal de Senador Canedo aprovou as novas regras, que, na prática, estabelecem o plano de carreira para todos os servidores do município. Além do incenitivo por desempenho e por formação, as regras preveem um reajuste por tempo de serviço. Atualmente, os serviores tem apenas um quadro de remuneração, sem nenhuma distinção para quem entra hoje e para quem está há vários anos na administração. As regras já estão em vigor. “Nenhm servidor vai perder com os planos”, garante o prefeito Fernando Pellozo.
Carreira – O plano de carreira serve para estabelecer regras de incentivo ao crescimento profissional de quem ingressa em uma organização. Normalmente, o plano prevê estímulos para a dedicação ao trabalho e para a busca de qualificação. Isso estimula o colaborador a desempenhar de forma mais eficiente o seu trabalho.
No caso de Senador Canedo, os servidores passam a ser incentivados em três frentes. A primeira é em relação ao tempo de serviço. A cada três anos de permanência, o servidor passa a ter um acréscimo de 5% seu salário. A segunda considera o desempenho. A cada ciclo de três anos, o servidor passa por um processo de avaliação de desempenho, que pode gerar um outro aumento de 3%. Por fim, durante a carreira, o servidor por receber, em duas oportunidades, um incentivo de 10% por formação. Um servidor que esteja ocupando um cargo que exige o ensino médio, terá o benefício, caso conclua um curso superior, por exemplo.
Por força da Legislação Federal, a Guarda Civil e os professores estão enquandrados em planos específicos.
Valorização – Presidente do Sindicanedo, João Batista Vaz vê um grande avanço nos planos aprovados pela Câmara. “Isso significa um ganho para os servidores que não tinham a sua progressão horizontal, recebiam um salário fixo. Hoje, está tendo a carreira desse servidor. Ao longo da carreira, ele vai ter as suas progressões e com valorização”, resssltou, logo após a aprovação dos planos. João Batista lembra ainda que os planos são fruto das várias tratativas na Mesa de Negociação e que agora a prefeitura apresentou uma proposta que pode ser paga, valorizando os servidores.
Este mesmo sentimento é compartilhado por Sirley Braga, diretora do Sindisaúde. “Daqui para a frente, é uma nova história, de valorização e de carreira”, destaca. Ela diz ainda que “o plano de carreira está dentro da expectativa inicial. Houve diálogo com a gestão e a minuta do projeto foi discutida e aprovada em assembleia pelos trabalhadores”, complementa.
Agente da Guarda Municipal Irany Vieira se emocionou ao final da votação na Câmara Municpal de Senador Canedo. “A minha alegria é a alegria de um veterano de 35 anos de serviço”, diz ele, lembrando que o Plano de arreira era aguardado há quase 30 anos.
Crescer junto – O prefeito Fernando Pellozo destaca que a definição das regras para a progressão e valorização dos servidores foi uma preocupação desde o início da sua gestão. “A Mesa e Negociação foi um avanço, discutimos muitas questões e agora chegou a vez de definir os planos de carreira, tão esperados por nossos servidores”, diz ele. Pellozo lembra que, na reta final, houve a preocupação de dar sustentabilidade aos planos. “Vimos que era necessário garantia que a Prefeitura tivesse condição de honrar o que foi acertado”, defende.
Ainda segundo Pellozo, nenhum servidor perderá um centavo com os novos planos. “E o mais importante é que os novos valores viram salário, que vai contar não só para a manutenção do nosso servidor, como também para a sua aposentadoria. Isso me deixa muito feliz. Senador Canedo tem crescido muito e todos tem que ser valorizados, para que possamos colher juntos os frutos desge momento tão positivo para o nosso município”, completa.