Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução/TV Liberal
Um estudante de medicina de 23 anos foi preso nesta última sexta (29), em Belém, suspeito de ter feito provas do Enem no lugar de outras duas pessoas. Identificado como André Rodrigues Ataíde, ele estava na casa de parente na capital quando foi preso. De acordo com a PF, a prisão faz parte da operação Passe Livre, que iniciou em fevereiro deste ano em Marabá, parte sudeste do Pará.
Ainda segundo a Polícia Federal, André foi atuado por falsidade ideológico, uso de documento falso e estelionato. O jovem é o principal alvo da investigação e, de acordo com a polícia, ele teria realizado a prova para um parente em 2022 e, no ano seguinte, para um amigo próximo. Em ambos os casos os candidatos foram aprovados. Para conseguir participar dessas duas provas ele teria falsificado a assinatura na hora de assinar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Com bom histórico de notas, o jovem cursava medicina na Universidade do Estado Pará (UEPA) no campus de Marabá. Por conta das investigações, a universidade optou por suspender não apenas André, mas também os outros dois universitários de medicina investigados pela PF.