Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
Um tremor de magnitude 4,7 foi registrado na noite desta quinta-feira (04) em Carurupu, no interior do Maranhão. De acordo com dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), o epicentro do tremor foi muito próximo do Oceano Atlântico, em uma profundidade de 370 km.
Carurupu, que fica a cerca de 130 km da capital São Luís, é conhecida como um dos maiores cemitérios de embarcações do mundo. Além deste, o EMSC também registrou mais cinco tremores de grau 5 no encontro das placas tectônicas Sul-Americana e Africana, no Oceano Atlântico, tendo uma distância de mais de 1,3 mil km da capitão do Maranhão.
De acordo com especialistas, tremores abaixo do grau 5 podem até ser sentidos pelas pessoas, mas dificilmente causam algum dano a prédios, casas e outras estruturas. Além disso, o fato do fenômeno ter acontecido a uma boa profundida pode ter dificultado a percepção do tremor por parte da população.
Apesar não de registrar tremores de grande magnitude, alguns eventos sísmicos de baixa intensidade costumam acontecer, principalmente nas regiões do Norte e Nordeste. O maior terremoto em solo brasileiro aconteceu no dia 9 de novembro de 1963, na cidade de Tarauacá, no Acre, com magnitude de 7,6 – informação do Serviço Geológico dos EUA.