Calendário completo, mudanças na transmissão e o que esperar da temporada
Por: Alex Alves
Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Flickr
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário completo do Campeonato Brasileiro 2024, marcando o início da competição para hoje, 14 de abril, com encerramento previsto para 8 de dezembro.
Uma novidade desta edição é que o Brasileirão terá uma partida comemorativa na primeira rodada, algo inédito na história do torneio. Embora as equipes participantes ainda não tenham sido oficialmente anunciadas, é provável que o campeão de 2023 esteja entre os times presentes.
Quanto à transmissão, os jogos do Campeonato Brasileiro de 2024 continuarão sendo exibidos nos canais da Rede Globo, como TV Globo, Premiere e SporTV. No entanto, este será o último ano de contrato exclusivo da emissora, devido à entrada em vigor da “Lei dos Mandantes” a partir de 2025.
Essa nova legislação permitirá que os clubes tenham autonomia para decidir com quais parceiros desejam firmar contratos de transmissão para as partidas realizadas em seus estádios. O Athletico Paranaense, por exemplo, já optou por rescindir seu contrato com a Globo e provavelmente continuará transmitindo seus jogos na Ligga Arena/Arena da Baixada através da CazéTV, além de outros canais como TNT e seu próprio aplicativo.
Quanto ao formato da temporada, o Brasileirão 2024 seguirá o tradicional sistema de pontos corridos, com 20 equipes competindo pelo título nacional ao longo de 38 partidas divididas em dois turnos.
O Palmeiras, como o maior campeão, buscará o segundo tricampeonato consecutivo na história dos pontos corridos, algo que só foi alcançado pelo São Paulo em 2006, 2007 e 2008.
Com o rebaixamento de América-MG, Coritiba, Goiás e Santos, os clubes promovidos da segunda divisão para substituí-los são Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético-GO, prometendo uma competição acirrada e emocionante para os fãs do futebol brasileiro.