Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reuters
A Rede de TV “Canal 12”, de Israel, afirmou nesta segunda (15) que a força aérea do país está se preparando para atacar o Irã. Ainda de acordo com o veículo, toda a programação do ataque está sendo desenvolvido de forma secreta e nenhuma informação será repassada até que o plano seja colocado em prática.
Segundo o canal, a ação foi decidida após um “Gabinete de Guerra” que está reunido durante toda esta segunda para estudar respostas ao ataque iraniano ao território israelense que ocorreu no último sábado (13). O objetivo dos comandantes israelitas é conseguir coordenar ataques que não sejam tão ostensivos a pontos de iniciar uma guerra sem escalas na região.
Ainda esta segunda, o chefe de gabinete das Forças de Defesa Israelense, Herzi Halevi, chegou a dizer que as forças militares do país irão responder o Irã. Segundo o Canal 12, o Primeiro Ministro israelita Benjamin Netanyahu chegou a afirmar que tentaria uma ação militar junto aos Estados Unidos, seu grande aliados. Contudo, Washington negou que teria alguma participação em eventuais ataques ao Irã.
Entendendo os ataques
No último sábado (13), o Irã desenvolveu uma grande ofensiva em retaliação a um ataque israelense contra a embaixada iraniana na Síria. A situação, inclusive, resultou em perdas iranianas. Inimigos históricos, Israel e Irã são os países mais fortes do Oriente Médio e travam um combate “frio” há décadas, com ataques e movimentos indiretos.
Contudo, este último ataque iraniano foi um dos poucos momentos em que as duas nações se chocaram de forma direta. O governo do Irã é contra a existência de Israel, afirmando que é um “estado ilegítimo”. Por outro lado, o governo israelita acusa os iranianos de serem antissemitas e financiarem grupos terroristas na região.
Vale destacar que, ao passo que as respostas bélicas se tornam mais intensas, maior é a preocupação de uma guerra sem escalas se iniciar no Oriente Médio.